quinta-feira, 21 de junho de 2007

Aprendiz de Feiticeiro


Era um velho muito velho que morava numa casa de palha
na beira da casa ele tinha velami mikiçangui, mikiçangui velami
no seu alanguê .

O tempo apagou as lembranças de minha cabeça.
Antes eu sabia das coisas que lembrava, mas agora tudo o que sei é o que não lembro.
Não lembro, por exemplo, de ter conhecido um homem de cabelos muito longos como os de uma santa, e que tinham a cor de um entardecer tranquilo. Os seus olhos contavam cinco anos e sorriam.
Trazia dependurado uma flauta, uma gaita, um pandeiro, castanholas, uma rabeca e uma caixinha de fósforos. Quando dormia cantava músicas em mandarim, vezinquando roncava poesia.
Não lembro de um poema ele roncou certa noite e acordou toda a vila do Cruzeiro:
Para enxergar as coisas sem feitio, é preciso não saber nada.
É preciso entrar em estado de árvore.
É preciso entrar em estado de palavra.
Só quem está em estado de palavra pode enxergar as coisas sem feitio.

Ele não tinha nome. Chamavam aprendiz de feiticeiro e ele chacoalhava sua caixinha de fósforos e fazia uma batucada que só terminava no outro dia.
Ele me ensinou a chegar no começo. O começo é o esquecimento e tudo o que não lembro, mas que ao mesmo tempo é tudo o que sei e que guardo de mais valioso. O nada é o barro do qual se modelam todas as coisas. O elefante e o gabiru.
Depois de alguns anos sua barba já alcançava os joelhos quando um pássaro verde com o peito estufadinho em azul resolveu se alojar e fazer um ninho. No início ele ficou muito sério, não dizia palavra, o passarinhotambém não cantava. Depois foi uma algazarra. Dentro de um mês ele tinha cinco ninhos emaranhados naquela barba imensa e eu acabei perdendo a conta diante da reprodução animada dos cantantes.
Como já disse só sei do que não me lembro. E isso é tão calmo e tranquilo que quase já não recordo exatamente o que escuto ou a textura do que penso. Mas é tão lindo seu moço: quando eu fecho os olhos vejo a cor das palavras.

5 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado é que dá pra ouvir você falando isso. Mas em geral é um texto legal , me fez lembrar histórias que eu pedia pra minha tia contar pra mim quando era criança. huahuahuah que tempo bom e eu nem sabia , ela repetia toda noite a mesma história que não parecia ter fim , e sempre os personagens eram diferentes.

Me fez refletir também , de quem seraia a pessoa que nós faz esquecer de tudo? ou então fazer dar um novo sentido? No final é como histórias de contos de fadas e tudo mais.
Essa parte da árvore também é legal , outro dia falava comm uns amigos meus , poxa as vezes é tão bom ser "iginorante" certas vezes , fica bem mais facíl conviver com as pessoas , tudo é bem pratico de entender , se sabe algo dar-se uma opinião se não sabe pergunta,bem simples pra não sair como chato nem complicar demais.
Essa semana mesmo foi até meio punk , MAIS Punk de massa percevi que tenho que ler mais , pra encontrar meus irmãos de leitura , e isso é uma descoberta para mim .
Então é isso me emploguei demais , se deixar falo a noite toda. BONAS NOTCHES BON SON JOÂO!!!!! PAULO VItor...

Anônimo disse...

adorei esse texto muito maneiro
parece msm q vc tirou do fundo da alma ou então copiou de alguém q o fez hahahahaahahah
mas adorei é o tipo de texto q me agrada, me inspira, ñ ao pontode te falar da minha semana, mas inspirador hahahahaha
bjão neguinha tá cada vez melhor seus textos
bjin

Anônimo disse...

Que coisa...Tu por aqui, hein? Gostei do teu texto. Gostei do blog.
=]


Sabóia.

Anônimo disse...

Rapaz, vc é feita do quê além de belos mistérios? Olha que se vc me propuser o velho "decifra-me ou devoro-te" perco feliz, tà? hahaha

bjo flor!

Vento Aracati

Luis disse...

Que lindo, rei! Isso me faz lembrar de mim e ao mesmo tempo esquecer e lembrar de outra coisa que já não mais lembrava e novamente esquecê-la. Eu e essa minha memória sequelada...
Um xêro!
Luis Reis.